Confira as dicas de planejamento financeiro e familiar selecionadas pela BRF Previdência

A realização de um planejamento financeiro familiar é muito importante para a estabilidade das famílias. Para ajudá-lo nisso, selecionamos algumas dicas importantes para você. Confira:

 1 – Anote todos os gastos familiares

Muitas vezes, o planejamento financeiro familiar não dá certo pois não se sabe exatamente para onde está indo o dinheiro. Ter um controle sobre as despesas e receitas familiares é fundamental para conseguir manter uma vida financeira saudável e, claro, investir regularmente. Crie metas e defina um teto de gastos e um percentual para investir e alcançar seus objetivos.

 2 – Delegue responsabilidades

A divisão das responsabilidades em casa aumenta as chances das coisas darem certo. Por isso é tão importante educar financeiramente seus filhos para a necessidade do comprometimento com as finanças da família. Faça brincadeiras lúdicas, use exemplos reais, ensine sobre a importância e sobre o valor do dinheiro.

 3. Crie uma reserva de emergência

Educadores financeiros recomendam ter pelo menos 6 meses da despesa familiar mensal para garantir um mínimo de segurança em caso de imprevistos (e estamos atualmente em uma crise que afetou muitas famílias). O valor deve ser suficiente para atender a família em casos de emergência. Esse é um princípio básico, comece por aqui.

 4. Consumir é bom, mas vamos com calma

Comprar é necessário, mas é importante não confundir desejos com necessidades. O equilíbrio entre o que precisamos e o que são objetos de desejo de consumo precisa fazer parte da consciência financeira do núcleo familiar. A hora de gastar é uma decisão importante e, se não for bem pensada, pode afetar o planejamento da sua família.

5. Invista

Dinheiro parado é dinheiro perdido. Um bom planejamento financeiro precisa de investimentos seguros que ofereçam rentabilidade e segurança para você seguir sua vida com tranquilidade. A BRF Previdência conta com planos previdência feitos exatamente para proporcionar isso aos seus participantes. Nosso time de especialistas em investimentos te ajuda a escolher o melhor plano pra você e sua família.

Acesse e conheça nossos planos: https://www.brfprevidencia.com.br