BRF Previdência lembra 35 anos do falecimento de Attilio Fontana, fundador da Sadia e Plano FAF

A BRF Previdência lembra os 35 anos de falecimento de Attilio Francisco Xavier Fontana, completados no dia 15 de março. Nascido em 6 de agosto de 1900 na cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, se notabilizou como um extraordinário negociador e deixou seu legado no agronegócio brasileiro e inesquecível prova de reconhecimento, retribuição, bem-estar e qualidade de vida ao trabalhador.

Nasce a Sadia

A história da Sadia teve início na década de 1940 e o seu nome é resultado da união entre “S.A” e as três últimas letras do município de Concórdia, região em foi fundada. A marca trouxe seus valores de berço, respeito ao trabalho, cuidado com a terra e valorização da técnica. Nas décadas de 1950 e 1960 a marca expandiu suas sedes e seguiu investindo e se desenvolvendo.

FAF – coroamento da minha vida de trabalho

Com determinação e persistência em não desistir de seus objetivos, Attilio Fontana institui em 1976 a então FAF – Fundação Attilio Francisco Xavier Fontana, idealizada aos seus funcionários para que conquistassem uma vida futura de mais qualidade e bem-estar social por meio da administração do plano de benefícios de previdência complementar através da suplementação de aposentadorias, pensões e auxílios doença para seus empregados, dirigentes e seus respectivos dependentes. “Representa ela, para mim, o coroamento da minha vida de trabalho” assim definiu Attilio sobre o que a FAF representava.

BRF Previdência

A partir de 1º de novembro de 2012, o Plano de Benefícios FAF (fechado para adesões), passou a ser administrado pela BRF Previdência, que segue alinhado aos objetivos da fundação ao assegurar benefícios aos participantes, respeitando a diversidade humana, valorizando as pessoas, a sustentabilidade e a responsabilidade social. Clique aqui e conheça mais sobre nossa história: https://www.brfprevidencia.com.br/sobre-nos/

Conheci a vida pelo direito e pelo avesso

Um ano antes de sua morte, as empresas do Grupo Sadia, que ele construíra a partir do zero, incluíam 26 mil colaboradores diretos e cem mil indiretos. Resumiu sua trajetória numa frase: “Conheci a vida pelo direito e pelo avesso.”

Attilio casou-se três vezes e enviuvou duas. Teve seis filhos. Não chegou a terminar o primário, mas foi deputado, senador da República e vice-governador de Santa Catarina. Faleceu aos 88 anos, em São Paulo.

Fonte: BRF Previdência com Asbef e Pioneiros e Empreendedores (Fea/USP)